sábado, 4 de fevereiro de 2012


Gato muito mimado e os florais de Bach




por Dra. Martha Follain

foto: Marco Aurélio Donadon

“ Tudo que nós temos a fazer é preservar nossa personalidade, viver a nossa própria vida, ser o capitão do nosso navio e tudo ficará bem...” - Edward Bach.

Os pensamentos e comportamentos de um animal não podem ser explicados por nossa natureza humana nem traduzidos em termos humanos.
Mas, é muito comum encontrarmos gatos que são criados como verdadeiros bebês, com um excesso de mimo. Digo, excesso – e não aquele carinho natural que todo dono tem por seu bichinho . E, com esse excesso o animal passa a ter reações humanizadas e , torna-se extremamente manhoso.
Esses gatos acabam sofrendo com a perda de sua identidade. Deixam de ser gatos e, não são humanos.
Mimar demais seu gato pode não ser bom para ele. O animal não é um bebê indefeso. É um ser independente e, tem o direito de ser feliz, dentro das características de sua espécie.
O animal precisa de limites. Precisa ser educado e entender que, não pode tudo. O excesso de mimo vai acabar tornando-o infeliz – ele vai tornar-se dependente do dono e, cada vez mais exigente em atenção, que nem sempre o dono poderá satisfazer.
Mimar em demasia o gato é, muitas vezes, carência do próprio dono e não, uma necessidade do animal.
Florais de Bach indicados para tratar o gatinho manhoso, mimado demais. Essa lista não é um guia. É, meramente, uma sugestão. Consulte o terapeuta floral.
- Holly
Trata os ciúmes destrutivos. Trata a desconfiança, a crueldade e o espírito de vingança. O holly refaz a capacidade de amar.

-  Chicory
Trata a possessividade, o apego, ciúmes, amor condicional. Trata o hábito de não sair de perto do dono e a necessidade de chamar a atenção.

-  Willow
Trata o ressentimento, a mágoa. O gato se sente injustiçado, um coitadinho. Trata o comportamento rancoroso e o mau-humor. Para animais que parecem se vingar ou mostrar seu rancor urinando em lugares impróprios, como na cama do dono e que começam a destruir as coisas, principalmente, as que pertencem ao dono.

-  Heather
O animal é egocêntrico, preocupado consigo mesmo. Sofre muito com a solidão. Para tratar gatos que estão, constantemente, diante dos olhos das pessoas com as quais convivem. Para tratar o animal manhoso. Ajuda o animal a aprender a viver em grupo.

-  Larch
Para tratar qualquer situação em que a confiança do animal tenha sido abalada. Para recomeçar com coragem e auto-estima.

-  Cerato
Para tratar animais que são totalmente dependentes das pessoas que cuidam deles. Para animais mimados que não conseguem se relacionar com os membros da própria espécie , que têm um comportamento social inadequado e dificuldade para acasalar.



Dra. Martha Follain
Colunista do site GREEPET. Formada em Direito. Especialista em Florais de Bach para animais e humanos pelo Instituto Bach. Possui ainda formação em Aromaterapia, Florais de Minas, Fitoterapia Brasileira, Terapia Ortomolecular, Bioeletrografia, Cristaloterapia, Cromoterapia, Terapia de Integração Craniossacral, Psicoterapia Hoística, Neurolingüística, Master Practitioner, Hipnose, Regressão e Reiki. CRT: 21524


http://www.greepet.vet.br/mimado.php 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.